Por que os sites entram só depois que eu clicar várias vezes para reconectar?

Já percebeu que hora ou outra você não consegue mais acessar domínio algum no seu navegador? Contudo, se você digitar o endereço IP do domínio ao invés de seu nome, tudo funcionará às mil maravilhas. Bem vindo ao mundo fantástico dos DNS problemáticos. O Virtua, por exemplo, é vencedor nacional de problemas com o servidor DNS e nada tirará a medalha deste campeão.

O que é DNS?

O Domain Name System (DNS) é uma base de dados que armazena informação associada a nomes de domínios em uma rede como a Internet. Por exemplo, se um servidor tem um IP 200.64.128.4 e um nome de domínio “prox.ve” associado a ele, basta você digitar http://prox.ve no seu navegador que você alcançará o site desejado. Quando cai o servidor DNS do seu provedor, que é responsável por “traduzir” os nomes de domínios, você pode verificar os seguintes sintomas:

  • Servidores conectam-se apenas se você entrar diretamente com o número de IP;
  • O navegador acusa que não foi possível abrir um determinado site até você teimar algumas dezenas de vezes seguidas.

Se você estiver usando Linux — e pelo seu próprio bem, espero que esteja — há uma ferramenta que lhe permite descobrir se o DNS do seu provedor está funcionando normalmente. No terminal, digite:

dig +short @IP_do_DNS_do_provedor porttest.dns-oarc.net TXT

A resposta deve ser mais ou menos esta:

porttest.y.x.w.v.u.t.s.r.q.p.o.n.m.l.k.j.i.h.g.f.e.d.c.b.a.pt.dns-oarc.net.
"ip_addr_do_servidorDNS_do_seu_provedor is GREAT: 26 queries in 5.0 seconds from 26 ports with
std dev 17160"

Se não for GREAT, significa que você realmente tem um pepinão em suas mãos. Felizmente este impecilho não é o fim do mundo.

Como solucionar problemas com DNS?

Você alternativamente pode utilizar o DNS de outros provedores, inclusive internacionais. O que eu geralmente uso são os IPs de um serviço gratuito chamado OpenDNS. É uma firma cuja fonte de renda são anúncios do Google que surgem quando você digita um endereço errado. Eles têm muitos milhões de usuários ao redor do mundo, contam com um ótimo serviço e é tão seguro quanto (senão mais que) o DNS do seu provedor.

Para utilizar o OpenDNS não é necessário cadastro. Basta adicionar manualmente os IPs 208.67.222.222 e 208.67.220.220 na lista de servidores DNS. Esta lista fica geralmente nas configurações do protocolo TCP/IP da sua conexão de rede.

Como configurar o DNS no Windows XP ou 2000

  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique em Conexões de Rede e Internet e, a seguir, em Conexões de Rede.
  2. Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede que você deseja configurar e depois clique em Propriedades.
  3. Na guia Geral (para uma conexão local) ou na guia Rede (para todas as outras conexões), clique em Protocolo Internet (TCP/IP) e depois clique em Propriedades.
  4. Se você deseja obter endereços de servidor DNS de um servidor DHCP, clique em Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente, como mostrado na figura abaixo.
  5. tcpfig1 em Problemas com DNS
  6. Se você deseja configurar manualmente os endereços de servidor DNS, clique em Usar os seguintes endereços de servidor DNS, e em Servidor DNS preferencial e Servidor DNS alternativo digite os endereços IP do servidor DNS preferido e do servidor DNS alternativo.

Como configurar DNS no Linux

Abra o arquivo /etc/resolv.conf com privilégios de root e adicione a linha
nameserver ENDEREÇO_IP_DO_SERVIDOR_DNS
para quantos endereços você desejar.