Apesar de eu discordar de muitas das opiniões vindas da Mídia Independente, uma frase hei de ratificar: “O agronegócio criou verdadeiros infernos que são suas granjas e chiqueiros gigantescos, para produção intensiva de aves e porcos em escala industrial, verdadeiros paraísos para os vírus, que acabam trocando material genético numa velocidade incrível”.

Tirando o fato de vírus não trocarem material genético entre eles, não é preciso se chamar Richard Dawkins — nem ter bolas de aço como ele — para saber qual é o resultado de milhares (milhões) de indivíduos confinados em espaços fechados, todos trocando micróbios entre si. Assim aconteceu com a febre espanhola, com a gripe aviária e, finalmente, com a gripe suína. Com centenas de porcos amontoados no mesmo ambiente, os vírus dispõem de um número maior células vivas para se instalarem, sendo que uma ou outra acaba dando origem a um vírus mais resistente, que se prolifera mais rápido, ou — pior ainda — capaz de contaminar outras espécies, além dos porcos. Seleção natural, baby, seleção natural.

Mas não só o acaso genético tem culpa, seu fanfarrão reacionário (aliás, o que é isso?). Todos nós também somos culpados. Quando digo “nós”, refiro-me a você, a mim e a todos os cidadãos que, em algum dia de nossas vidas, compramos uma lingüiça e pouco ligamos como essa linguiça foi feita. O ato da compra é uma forma de conscentir com a existência daquele produto e com os métodos de sua produção. Então, fica aí meu lamento, inclusive por ter se tornado vegetariano só depois de duas décadas.

Post scriptum — começou a circular por aí (nessa semana) um e-mail dizendo que um tal de vidente fez uma tal de previsão que em 2009 uma tal de gripe iria destruir o mundo, e que a única cura é chá de malva com cristais cósmicos quânticos da nova era energizada com damasco — muito importante: os cristais devem ter recebido raios lunares por pelo menos uma noite. O elixir confere direito a 1UP e mais 3 continues contra o vírus da gripe suína. Eu, no entanto, conheço uma simpatia que talvez seja mais eficaz: vitamina C efervecente ou um Resfenol com copo d’água. Atrai sucesso no emprego e sorte no amor, hein.

(Update 30/04/2009) Dada a repercusão por um caminho inesperado, fica aqui outro lamento: para os que estão revoltadinhos por eu apenas ter citado vegetarianismo, em momento algum eu disse “a culpa é de quem come carne”, e tampouco virei a dizer, pois segundo a…

PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

Ter de explicar a moral de uma tirinha — e do post INTEIRO — é o fim da picada e tira toda a graça do esquema. Não me obriguem a fazê-lo.