Perigo! Post sobre o Twitter, mas tirinha fortemente direcionada ao público trekker a estibordo. Abaixem seus escudos e preparem-se para a abordagem. Minha cultura será adaptada à sua. Eu assimilarei suas reclamações biológicas e não darei a mínima. Resistir é inútil.

O Nebulosa Nerd’s Bar adverte: Twitter serve para muitas outras coisas além de saber sobre a vida borg alheia.

Ultimamente sempre tenho lido infudadadas críticas a respeito do Twitter, a maior sacada da humanidade depois dos lactobacilos vivos e também uma ferramenta utilíssima para o internauta moderno — um dos reflexos da Internet 2.0, algo que ainda está pra ser descoberto e destruído pela inclusão digital, mas até lá vão uns dois anos.

Muitos afirmam que é um troço inútil de fofoca, ou que é como ter um blog a mais desnecessário, ou simplesmente que é um cocô élfico mal cheiroso. Em verdade eu digo: eles todos têm razão. A questão é que depende de como você utiliza serviço. Quem faz uso bom e criativo daquilo que cair nas mãos, tem capacidade de transformar uma banana que ficou no sol em um canivete suíço digital…


Utensílio feito a partir da casca de banana prata.

… sem prejudicar o agradável aroma tropical do fruto. Portanto, ajudá-lo-ei a ter uma visão holística (li num livro sobre culinária quântica) sobre as potencialidades do Twitter com algumas boas razões para aderir à modinha, principalmente se você tem um blog, um cabaré ou qualquer outro comércio.

Mural de recados

Sabe aquelas idéias ou recados que não valem um post inteiro? Você pode colocar um badge do Twitter em seu blog e usá-lo como um mural de mini-posts, recados rápidos ou pérolas de sabedoria. Deposite aí também sua ardente vontade de rabiscar um banheiro público.
Bonus hint: o fato de só ser possível digitar 140 caracteres aguça sua capacidade de escrita enxuta. Habilidade útil para quem tem letra grande ou lida com papéis de tamanho limitado.

Descobrir tendências

No subdomínio search.twitter.com, você pode descobrir sobre os murmurinhos que estão na moda dentro da Internet ou sobre qualquer assunto que desejar. Basta digitar as palavras-chave e os resultados serão atualizados em tempo real sobre o que o internauta está pensando. Uma ferramenta utilíssima para blogueiros, já que os permite saber qual o assunto do momento e escrever um post a respeito, angariando mais leitores para o seu site.
Bonus hint: É útil até mesmo para saber do que estão falando sobre você.

Propaganda

Se você tem um blog, eis mais um motivo para ter um Twitter e encorajar seus leitores a acompanhá-lo por lá. Quando houver um post recentemente publicado, anuncie no Twitter. Certamente todos os seus fãs entrarão no link. É também mais um meio de propaganda para o seu blog, com o risco das pessoas repassarem o link em seus respectivos twitters.
Bonus hint: o Twitter é indexado pelo Google. Use as palavras-chave certas e há boas chances de entrarem em um twit que você escreveu com o link para o seu blog.

Obter respostas

Tal como o Yahoo! Respostas, é possível fazer uma pergunta e obter resposta de seus amigos quase em tempo real. É bastante prático se você estiver em uma situação apertada longe do computador e tiver um celular que envie e receba SMS.

Informar parentes e amigos

Foi para os Andes? Uma lhama comeu seu cartão SD? Quer contar para seus amigos mas a LAN house cobra por byte? Escreva o episódio em 140 caracteres no Twitter e deixe o mundo sabendo de suas peripécias. Desculpem, pessoal. Piada interna.

Contem aí também na caixa de comentários quais utilidades interessantes vocês descobriram sobre essa ferramentazinha viciante.

A propósito, acompanhe-me pelo meu perfil no Twitter.